Puerpério

Depois do parto, inicia-se o período da quarentena (puerpério), etapa da vida da mulher que dura cerca de seis semanas. Esse é um momento de importantes mudanças físicas e psíquicas. Neste período, o corpo vai se recuperando das alterações ocorridas na gravidez e começa um processo de adaptação entre mãe e bebê.

Parto normal: Poucas horas após o parto normal, a mulher já pode andar e comer. Contudo, na primeira vez, ela não deve se levantar sozinha, pois perdeu sangue durante o parto e isso pode fazer com que a pressão arterial caia e cause desmaios.

Parto cesárea: No parto cesárea, ela deve permanecer em repouso até passar o efeito da anestesia, devendo levantar com auxílio assim que estiver sentindo suas pernas. Permanecer deitada no leito por muito tempo aumenta o risco de trombose no período pós-parto.

Após o parto, o primeiro banho pode ser tomado assim que a mulher conseguir ficar de pé sem se sentir mal. Deste momento em diante, os banhos são normais, podendo, inclusive, lavar os cabelos.

Consulta de Puerpério

De modo geral, pode-se dizer que esta consulta é o fechamento de um ciclo de acompanhamento que se iniciou com a idéia de engravidar: planejamento, pré-natal e parto. Começa agora um novo ciclo que envolve os cuidados com a criança e sua relação com a mãe.

Quando realizar: Em torno do 45º dia após o parto.

Onde realizar: Deve ser agendada, preferencialmente, com o mesmo profissional da UBS onde se realizou o Pré-Natal.

O que é feito: Nesta consulta será verificado:
    • o quadro geral de saúde;
    • a cicatrização, caso tenho sido feito cesárea ou episiotomia;
    • a contração uterina;
    • a amamentação;
    • os métodos anticoncepcionais.

Quem tem direito: Todas as mulheres que passaram pelo parto.