Testes de gravidez
 

Os testes mais comuns para se confirmar a gravidez são o teste de urina e o de sangue que podem ser feitos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nas farmácias, é possível comprar o teste de urina para ser feito em casa.


► Teste de Urina

Como funciona: Busca detectar na urina a presença de um hormônio que é eliminado pela urina quando a mulher engravida.

Quando pode ser feito: Para que o resultado seja confiável, ele deve ser feito, em média, 15 dias após a relação sexual. Contudo, os resultados são mais confiáveis quando se espera entre 5 e 10  dias de atraso da menstruação.

Onde é feito: Pode ser realizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também são encontrados nas farmácias kits semelhantes aos disponíveis nas UBS, que podem ser comprados sem prescrição médica. Entretanto, ao realizar o teste em uma UBS é possível ter orientação e tirar dúvidas com um profissional de saúde preparado.

Em quanto tempo sai o resultado: O resultado fica pronto em cinco minutos.

Precisão / confiabilidade do teste: Quando é feito no período e de forma correta, o teste de urina é tão preciso quanto o exame de sangue, principalmente quando o resultado é positivo, isto é, quando se confirma a gravidez. Contudo, os resultados negativos devem ser vistos com muito cuidado. Isto porque há casos de falso-negativo, quer dizer, o resultado do teste é negativo, mas a mulher está grávida. Nestes casos, se a menstruação ainda estiver atrasada recomenda-se que se repita o teste depois de uma semana. Se no segundo teste o resultado também for negativo e a menstruação continuar atrasada deve se procurar o serviço de saúde para descobrir o que está acontecendo. Enquanto a hipótese de gravidez não for totalmente descartada, é importante agir como se estivesse grávida e evitar bebidas alcoólicas, fumar, entre outras coisas.

Atenção: O teste de urina feito em casa não substitui a consulta e o exame médico. Se o resultado for positivo é preciso procurar logo o serviço de saúde para confirmar a gravidez e iniciar o mais rápido possível o Pré-natal.

► Exame de sangue

Como funciona: É retirada uma pequena quantidade de sangue que é enviada ao laboratório, e procura-se detectar no sangue um hormônio específico da gravidez.

Quando pode ser feito: Geralmente, o período mínimo de atraso menstrual exigido pelas UBS para realizar o teste de sangue é de uma semana. Na maioria das vezes, este teste é feito quando há alguma dúvida em relação ao teste de urina e, por isso é realizado a partir de um pedido por escrito do enfermeiro ou do médico do serviço.

Onde é feito: É realizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também pode ser feito em laboratórios particulares.

Em quanto tempo sai o resultado: Na UBS o resultado costuma sair no máximo em 30 dias. Nos laboratórios particulares o prazo costuma ser menor e varia conforme o local.

Precisão / confiabilidade do teste: O exame de sangue é muito preciso. É mais confiável que o teste de urina.

► Ultrassonografia

Como funciona: É um exame feito com aparelho específico para visualizar a região do útero e observar a existência de um embrião, o que confirma uma gravidez. Não é um exame doloroso, nem é necessário fazer nenhum corte. As imagens produzidas pelo aparelho podem ser acompanhadas na tela de um monitor.

Quando pode ser feito: É realizado somente quando há dúvidas em relação aos testes de urina e de sangue ou quando se suspeita de uma possibilidade de gravidez com mais de cinco semanas.

Onde é feito: Em um ambulatório de referência ou hospital público (gratuitamente) ou em clínicas particulares (mediante pagamento). O agendamento do exame só é feito com uma solicitação médica.
Em quanto tempo sai o resultado: Na maioria das vezes o resultado é entregue para a cliente ao final do exame. Eventualmente, existem locais que agendam a entrega do resultado após alguns dias da realização do exame.

Precisão / confiabilidade do teste: É de grande confiança. São raros os casos de resultados errados.

► Adolescentes

Qualquer usuário dos serviços de saúde tem o direito de ser atendido de modo confidencial e sigiloso, isto é, as informações sobre sua saúde, os exames e tratamentos dizem respeito somente a ele e aos profissionais que dele cuidam, não podendo ser reveladas a ninguém sem a autorização expressa do mesmo, a não ser que haja uma situação de risco à sua vida e/ou de outras pessoas.

Assim, as adolescentes têm o direito de realizar os testes e exames da gravidez na UBS sem a necessidade da autorização ou acompanhamento de seus pais ou responsáveis. Não havendo situação de risco, ninguém poderá ser comunicado sobre o conteúdo das suas consultas e nenhuma informação poderá ser revelada sem a expressa concordância da adolescente. Vale lembrar que não se pode utilizar ameaças como interromper o atendimento ou não garantir tratamento caso a adolescente não concorde em quebrar o sigilo de suas informações.

O que fazer: Caso estes direitos não sejam respeitados, pode-se procurar a direção do serviço de saúde utilizado para informar o ocorrido. Pode-se também fazer uma reclamação formal na Ouvidoria do município ou acionar o Conselho Tutelar. Para saber mais ver Serviços de Saúde em Acesso a Direitos.